Artigo : Rádios SSB em Veleiros

Autor : Roberto Melani 

Os rádios VHF só são funcionais dentro das baias ou muito próximos a elas. Basta o capitão comprar um HF (SSB) marítimo, (se desejar tirar a licença junto a Anatel), instalar e falar. Se quiser ligar em um Laptop ou Notebook, poderá ainda pegar o fax-meteorológico que é transmitido todo dia pela marinha as 03:00 e 15:00 hs, com carta sinótica e previsão para todas as áreas. Basicamente a mesma previsão do site só que você está recebendo no meio do trajeto Recife-Fernando de Noronha com terra a pelo menos 200 MN. 

Os VHF normalmente limitam-se de 10 a 30 Km o alcance para comunicações diretas. Salvo dias excepcionais de propagação, potência e qualidade da antena. Já fiquei sem comunicação várias vezes em alguns trechos da costa. com o uso do "SSB" isso não aconteceria nunca. Talvez você não consiga se comunicar com uma base perto, tipo Ilha Bela - Santos, mas conseguiria falar com Salvador, Recife, Natal tranqüilamente.

Em relação aos PX's (que também é um HF, pois opera na faixa de 27,5 MHz), antigamente muito usados, antes do VHF, hoje em dia poucos possuem abordo, mesmo os pesqueiros. Essa faixa é mais dominada pelos caminhoneiros.

A sugestão é ter a bordo 2 tipos de rádio: 1 VHF e 1 HF, mas ao invés de ter os rádios limitados às freqüências fixas (canais marítimos, no caso do VHF), ter rádios de freqüência corrida que alcancem o espectro mais amplo possível - num caso de emergência, fica mais fácil "botar a boca no trombone". Os radioamadores dividem o espectro de frequência em "metros", que na verdade é o comprimento da onda. A faixa do VHF é a de 2 metros, a de UHF 6, e a de HF é composta por várias faixas, sendo as mais típicas 20, 40 e 80 metros . De uma forma bem simples, quanto menor o "metro", menor o alcance - a faixa de 80 metros alcança mais longe que a de 2 e etc.
Os equipamentos de rádio-amador fazem a mesma coisa, com muito mais recursos de filtros, operações dúplex (transmitir em uma freqüência e receber em outra), memória, emissão rádio-pacote, LAT/LONG entre outras e tem a vantagem de possuir uma ampla gama de freqüências. Tirar o indicativo "PY" é muito barato e não é difícil. Por isso, além de gostar do hobby, optei por ter um radio amador e não marítimo abordo (além do que, acaba saindo mais barato que o marítimo).

O processo de sintonia de antena, possui inúmeras opções de soluções,tem para todos os gostos e todos os preços.Uma ótima opção de rádio SSB é o Icon IC706MKIIG que aqui no Brasil entregue pela Radio Haus está R$ 4.762,50. A vantagem do 706 é que possui HF, VHF e UHF, ainda com frente destacável como um CD Player.
 


O ICOM 706 é de uso radio-amador, possui banda corrido, ou seja, escuta de 0 a 30 MHz, e originalmente só transmite nas faixas amadoras, mas poderá ser desbloqueado facilmente, é só cortar um junper e pronto, até no próprio manual dele consta essa operação, nada que demore mais que 30 segundos.
 

Os rádios para rádio-amador, chamados de banda corrida, ou seja SINTONIZAM todas as freqüências entre 0 e 30 MHz e originalmente SOMENTE transmitem nas faixas amadoras. Podem ser desbloqueados e passar a TRANSMITIR/RECEBER em todas as freqüências entre 0 e 30 MHz, assim é o caso do IC706, TS-50, TS-480 e assim por diante.

Importante : Tanto o VHF marítimo como o HF (SSB) marítimo não necessitam de habilitação de rádio-amador, mas apenas a licença da Anatel.


Licenças da Anatel
Toda a embarcação que possui rádio abordo, seja VHF ou HF marítimo, deveria ser registrada junto a Anatel como "Licença de Estação de Navio" no "Serviço Móvel Marítimo". Apesar das taxas, que não são altas, quase nenhum veleiro que conheço possui tal licença. 

Mais informações no link: http://www.anatel.gov.br/comunicacao_movel/smm/smm.asp?CodArea=481


Então de posse da licença acima, que quase ninguém possuí, poderá ser utilizada todas as freqüências marítimas sejam elas de VHF ou HF (SSB). É um processo meramente burocrático sem necessidade de estudar para prova alguma.

Qualquer embarcação para a Anatel é classificada como um navio. Com relação as taxas, você pagará R$ 100,00 pelo direito de uso de radiofreqüência por 10 anos mais R$ 26,83 TFI, então depois de um ano, e todo ano chegará em sua residência um boleto bancário emitido pela Anatel no valor de R$ 13,42 do TFF. Lembre que o TFI você pagará uma única vez e o TFF anualmente. O direito de uso de radiofreqüência a cada 10 anos.

Com relação a fiscalização de veleiros, lá de vez em quando a Anatel anda nas marinas nos finais de semana fiscalizando. Em todo esse tempo, só uma vez vi um rádio lacrado por fiscalização lá em Paranaguá. Sobre a Capitânia te abordar. Bom não sei se legalmente eles podem exigir isto, mas nas cinco vezes que fui abordado, sempre pediram a licença e eu sempre tive. Acho que se eles não podem te multar, talvez possam lacrar o rádio e comunicar a Anatel, sei lá. Por medida de segurança sempre gostei de andar com a papelada em ordem. Detestaria ter meu passeio estragado pelo pessoal de cinza da marinha.
 

Antenas
As melhores são as omnidirecionais (multidirecionais), que irradiam e recebem de todos os lados simploriamente falando, são como as antenas de VHF que já estamos acostumados a ver no top dos veleiros, porem revestidas de fibra.
Porém como o comprimento de onda é maior, seu comprimento também aumenta e elas tem em média 3,5 mts, mais uma bobina na base, como as Maria-mole do PX.

As unifilares seguem o mesmo princípio, trata-se de um cabo de material condutivo, de preferência cobre, colocado na posição mais vertical possível, com comprimento a partir de 8 mts. É a mais usada por velejadores, pode ser o back stay com dois isoladores de borracha, ou um cabo de cobre, tipo fio nr. 10, que sai da popa até o top. Para falar em todas as freqüências será necessário um acoplador de onda estacionária, ou impedância, ou Antenna Tuner.

As antenas dipolo, são antenas direcionais, ou seja, transmitem e recebem 90% no eixo perpendicular a ela, mas se colocadas na vertical atuam como omnidirecionais (multidirecionais). São instaladas paralelas ao back stay, como as unifilares, ou instaladas em "V" invertido paralelo ao back stay e o stay de proa.

Normalmente em veleiros usamos as omnidirecionais do tipo revestida de fibra, como muitas lanchas ou as unifilares, ambas com Antenna Tuner, pela facilidade e simplicidade da instalação e poder falar em todas as faixas. 


Acoplador de Antena
Antenna Tuner, Acoplador de Antena, Acoplador de Ondas Estacionárias, Caçador de Impedância, é na prática, tudo a mesma coisa. 
Na verdade sua função é casar a impedância (Resistência a Radiofreqüência) da antena com a do rádio que possui uma saída desbalanceada - 50 ohms e a antena que dependendo de sua construção, tamanho, proximidade do plano terra, Radiofreqüência, potência, etc... pode variar. Em resumo trata-se de uma bobina variável. 

Eu comprei para o C'est la Vie, uma antena "automática", que vem com todos os cabos e uma caixa "automática" (nada mais que uma bobina variável lacrada), por U$ 250,00. Assim não preciso ter/usar o Antenna Tuner. As antenas podem ser de construção caseira, como uma das que tenho em casa, por menos de R$ 50,00, ou comprar a melhor do mundo a Hy-Gain por U$ 1500,00 tudo vai do gosto e bolso do cidadão. Assim como encontra-se rádio HF usado por R$ 500,00. Sobre antenas visite minha página que tem bastante coisa lá e vários esquemas para montagem de antenas : www.velejando.com
 

Como exemplo,segue minha relação de equipamentos:

O equipamento de rádio:
VHF - Marítimo Unidem
VHF - Radio Amador - Kenywood - AT261A
VHF - Portátil (HT) Marítimo - Unidem
VHF - Portátil (HT) Radio Amador - Yaesu FT-411E
HF - Rádio Amador - Kenywood - TS-50S

Antenas:
VHF - Shackspeare
VHF - MC300 da Aquarius 1/4 de onda
VHF - MC460 da Aquarius 5/8 de onda
Suporte Magnético com cabo para emergência (caso perca o mastro )
VHF - Direcional, Quadra cúbica de 5 elementos de construção caseira(R$30,00)
VHF - Omnidirecional, Baianinha de construção caseira (R$ 15,00)
HF - Unifilar/Dipolo (você pode montar dos dois modos) Icon automática,
não precisa antenna tuner.
HF - Dipolo de construção caseira para as freqüências 13.500 Hz à 14.300
Hz, também não precisa antenna tuner (R$ 70,00)

Minha opção por ser rádio-amador, principalmente se dá a facilidade de comunicação. Pois posso como móvel marítimo falar nas freqüências marítimas, e como radio-amador em praticamente todas as outras. Assim onde quer que eu esteja não fico incomunicável com o mundo como tantas vezes já fiquei.

Além do mais, é um outro hobby muito interessante. Tenho conseguido conversar com velejadores do mundo inteiro.

Saudações e Bons Ventos,

Roberto Melani & Tripulação
velejando@velejando.com
Veleiro C'est la Vie
PY5BIG - PY5SIB
http://www.velejando.com/